Prefeitura de Atibaia empossa cirurgiã-dentista como coordenadora de Saúde Bucal

São Paulo – A cirurgião-dentista Kátia Santos de Araújo foi empossada pela Prefeitura de Atibaia como coordenadora de Saúde Bucal, no último dia 20 de janeiro.
Levantamento realizado em 37 municípios do estado constatou que em 11 o coordenador bucal não era cirurgião-dentista e, nos outros 26, não havia nenhum profissional exercendo a função. A iniciativa atende a um apelo feito pelo Conselho Regional de Odontologia (CROSP). O mapeamento ocorreu em dezembro de 2013.

No município de Atibaia era um Professor de Educação Física que atuava como coordenador bucal. De acordo com o setor de Fiscalização do CROSP, em Barra Bonita, Bragança Paulista, Coronel Macedo, Itapeva, Nhandeara, Paulo de Faria, Presidente Venceslau, Taiuva, Tapirai e Taquarivai também não eram profissionais da Odontologia.

Ainda em dezembro, as cidades que não possuíam coordenador bucal eram as seguintes: Aparecida Do Bonito, Araçoiaba da Serra, Arandú, Areiópolis, Campinda do Monte Alegre, Casa Branca, Embaúba, Ipeúna, Itápolis, Itirapina, Marapoama, Pedra Bela, Pilar do Sul, Pinhalzinho, Piracaia, Poranguaba, Quadra, Rafard, Reginópolis, Rincão, Sabino, Salto de Porapora, Santa Lúcia, Sarapuí, Tanabi e Tuiuti.

Na época, todas as Prefeituras foram notificadas pelo CROSP, por meio de ofício, exigindo que haja a coordenação de saúde bucal e que esta seja ocupada por um profissional da Odontologia.

Vale ressaltar que a coordenação tem a função de auxiliar os municípios no planejamento e acesso da população ao atendimento na atenção à Saúde Bucal.

Fonte: CFO
Por Bianca Lopes e Patrícia Carvalho / Departamento de Comunicação do CFO
Postado em 11/02/2014

Nenhum Comentário